SP Arte 2025

Cadeiras, estado da arte

Desenhar cadeiras é um desafio que Aristeu Pires sempre apreciou.

Ao longo de sua trajetória como designer, ele vem criando modelos de diferentes tipologias – peças reconhecidas por sua assinatura elegante e pelo conforto excepcional – a partir de processos de criação e produção minuciosos, da prototipagem aos testes de resistência em laboratório, passando pela fabricação primorosa com alta tecnologia e acabamentos artesanais, sempre valorizando a beleza natural da madeira.

Cadeira

CLAUDIA

Que prazer compartilhar a minha admiração pelas cadeiras de Aristeu Pires. Aqui quem fala é João Caetano, um dos diretores do Arquivo Contemporâneo.
A cadeira Claudia é um ícone, premiada pelo Museu da Casa Brasileira em 2013. O nosso querido mestre Sérgio Rodrigues dizia que era uma das cadeiras mais confortáveis que ele já tinha experimentado.
É um relato de peso, não é?
Eu adoro o seu designer de linhas limpas, bem pensadas, que valorizam a madeira maciça, sempre com um acabamento primoroso.
Aí vocês perguntam, e o conforto? Nem se fala, Aristeu também é mestre nisso.
Faço uma pausa, fecho os olhos e aproveito nesse momento o aconchego da cadeira Claudia.

JOÃO CAETANO
DIRETOR ARQUIVO CONTEMPORÂNEO

Oi, aqui é Aristeu e eu fico feliz que você está sentado agora na cadeira Claudia. Uma das minhas cadeiras preferidas; cadeira que eu uso para trabalhar no dia a dia.

Ela tem duas características que eu acho interessante.

Primeira, que a versão em madeira maciça é mais confortável do que a versão da mesma cadeira estofada. Uma questão de preferência, mas eu prefiro a versão maciça.

Outra característica é que pelo encosto curvado e o tipo de acabamento, ela permite que você se vire pro lado, pro outro.

Seja depois do jantar que você vai bater um papo, um longo papo na mesa, ou numa sala de reunião, ela permite que você vire sem perder o conforto, sem perder ergonomia.

ARISTEU PIRES
DESIGNER

Olá, sou Paula Neder, arquiteta e professora, apaixonada por ergonomia e mobiliário.
Para quem, como eu, aprecia os detalhes no design, a elegância e o cuidado na execução e faz questão de conforto e bem estar, as criações de Aristeu Pires estão no topo das escolhas, inclusive eu tenho na minha casa.
Adoro suas cadeiras, lindas, primorosas na execução e sempre com uma história carinhosa na sua criação.
A afetividade aparece em cada curva, no design e até nos nomes escolhidos com o coração.
Aprecie-se nessas cadeiras, desfrute o aconchego da madeira. Sinta o traço da prancheta tocar o seu corpo e acomodá-lo com cuidado.
É tão bom, que a gente fica aqui um tempão e até se esquece da cadeira, porque está simplesmente feliz sentado nela.


PAULA NEDER
ARQUITETA

Player de MP3 Responsivo

Cadeira

ANGELA

Oi, aqui é Aristeu e essa aí é a cadeira Angela. Uma das características que eu gosto da Angela é esse encosto em couro, que permite que, independentemente do tamanho da pessoa, ela possa se envolver e se amoldar nas costas da pessoa, dando a sensação de estar sendo abraçado e trazendo conforto e aconchego.
E a gente teve um desafio na hora de fazer este encosto em couro. Porque o couro, com o uso, normalmente, ele laceia. Então o que que eu fiz? Eu colei uma camada de couro, uma camada de lona e outra camada de couro para dar o acabamento.
Isso vai permitir que essa cadeira possa ser usada por muitos anos sem perder a ergonomia.

ARISTEU PIRES
DESIGNER

Olá, sou Jun Sakamoto, chef, sushiman, com restaurante desde 2000. Fui precursor do omakase, que é o menu degustação de sushi, que graças a Deus, hoje vemos bastante.
Meu trabalho sempre foi focado em oferecer experiências completas, onde todos os sentidos são relevantes: paladar, olfato, audição, tato, visão e conforto.
Na questão do conforto, descobri um parceiro incrível, que me fez as melhores cadeiras. Tem alta qualidade de ergonomia, tanto no conforto, quanto na altura correta e com a melhor postura para apreciar o sushi, além de belíssimas.
Isso trouxe muito bem-estar e ajudou a construir uma experiência realmente diferenciada no meu restaurante. Super agradeço à arte do Aristeu Pires e à sua capacidade de fazer um móvel extremamente funcional e belíssimo.

Jun Sakamoto,
Chef de Cozinha

Olá. Aqui é Fernanda Carminate, da PKB Arquitetura. Adoramos a elegância e a ergonomia das cadeiras de Aristeu Pires. Uma das nossas preferidas é a cadeira Angela.
Com seu design único, compõe sempre muito bem em nossos projetos. O encosto de couro nos acolhe, a madeira tem toque aveludado e os detalhes em latão valorizam o conjunto.
Quem experimenta essa cadeira desfruta de bons momentos com um bom design.

Fernanda Carminate,
Arquiteta

Player de MP3 Responsivo

Cadeira

KARLA

Olá, eu sou Regina Galvão, jornalista especializada em arquitetura e design e fã do conforto que as cadeiras do Aristeu Pires proporcionam. Hoje eu quero falar da cadeira Karla. De linhas curvas, ela evoca a beleza do estilo Art Nouveau. Repare que o encosto faz uma curva…Nas costas, a madeira ganha contornos surpreendentes, que remetem à letra K, o K de Karla. Uma experiência de bem-estar assinada por quem realmente entende de fazer cadeiras.

Regina Galvão
JORNALISTA

Aqui é Aristeu e aí, onde você tá sentado, é a cadeira Karla.
Eu gosto do estilo Art Nouveau, que tem uma inspiração nas formas orgânicas da natureza. E a Karla tem essa característica.
E tem gente que acha que esse encosto, que lembra o caule de uma folha, que tá sustentando o encosto, tem um papel decorativo.
Na realidade, ele tem uma funcionalidade, porque funciona como se fosse uma mão francesa para segurar o suporte do encosto, para quando a pessoa senta com mais vontade e apoia as costas, ele sustente isso com relação à força que é feita para trás.
Então, ele tem uma funcionalidade, porque madeira, não tem a resistência de um metal, por exemplo. Mas a gente faz cadeiras que são feitas para durar por décadas.
Então, isso pra gente é muito importante.

ARISTEU PIRES
DESIGNER

Player de MP3 Responsivo

Cadeira

LILY

Aqui é Aristeu e aí é a cadeira Lily.
Essa cadeira foi concebida a partir de uma concha e, talvez daí vem a palavra aconchego, porque esse é o objetivo da cadeira.
Mas, além do aconchego, ela tem como característica o encosto que derrama para trás, como se fosse uma pétala de um lírio. E lírio, em inglês, é Lily.
Mas, na verdade, o nome da cadeira foi dado em homenagem à minha mãe, o apelido dela era Lili. E ela realmente era o sinônimo da palavra aconchego.


ARISTEU PIRES
DESIGNER

Olá. Eu sou o Bruno Simões, curador de design e arquitetura e curador geral do Brasil na Semana de Design de Milão, pela Apex Brasil, um evento que inclusive conta com a participação do Aristeu.
No ano passado, a banqueta Angela participou da exposição Coccoloba e agora, em 2025, é a cadeira Karla que integra a mostra Chuva do Caju na Statale di Milano.
Nessas peças, como em todo o seu amplo repertório, é visível uma harmonia sensível entre a precisão do traço e a organicidade do móvel. Um gesto que prima pelo conforto acima de tudo, mas que não deixa dúvidas de sua autoria.
E a cadeira Lily é exatamente isso. Eu destaco nela três elementos que agradam e atentam o cuidado do Aristeu ao nosso corpo: a ligeira inclinação na frente do assento, que acomoda as pernas, um encosto alto, generoso e imponente; e seu acabamento nas costas que arremata a assinatura do móvel com um caprichoso e elegante detalhe que traduz aconchego.

Bruno Simões
curador de design e arquitetura

Player de MP3 Responsivo

Saiba mais sobre as cadeiras de Aristeu Pires